logotipo Dr Eduardo Pacheco
Agende sua consulta

Colonoscopia: Definição, Preparo e Cuidados Pós-Exame!

Sumário

A Colonoscopia é um exame médico que pode ser muito útil quando se trata de diagnosticar e tratar problemas no cólon (intestino grosso). O exame é realizado através da inserção de um tubo fino e flexível, chamado de colonoscópio, no cólon através do ânus. 

O médico pode então examinar o interior do cólon e tomar biópsias (pequenos pedaços de tecido) para serem examinados em um laboratório. 

A Colonoscopia também pode ser usada para remover pólipos (pequenas protuberâncias) ou outras massas do cólon. Continue a leitura e saiba mais!

A seguir você vai conferir:

  • Definição do exame de Colonoscopia;
  • Colonoscopia: Para que serve?
  • Colonoscopia: Preparo para o exame;
  • Colonoscopia: cuidados pós-exame.

Definição do Exame de Colonoscopia

A Colonoscopia é um exame médico que permite a visualização do interior do cólon (intestino grosso). É um exame bastante útil, pois permite o diagnóstico de várias doenças do cólon, como a colite ulcerosa e o câncer de cólon.

Para realizar a Colonoscopia, o paciente deve se preparar adequadamente. É importante fazer um jejum de pelo menos 8 horas antes do exame e tomar um laxante para esvaziar completamente o intestino. 

O exame é realizado sob sedação, portanto, o paciente não sentirá dor durante o procedimento. Após a Colonoscopia, é importante beber bastante água para repor os líquidos perdidos durante o exame e evitar a constipação.

Colonoscopia: Para que Serve?

A Colonoscopia é um exame médico que serve para examinar o interior do cólon (intestino grosso). É realizado através de um tubo fino e flexível, chamado de colonscópio, que é introduzido pelo reto e percorre todo o cólon.

O procedimento permite que o médico visualize o revestimento do intestino e identifique eventuais anomalias, como pólipos, inflamações e tumores.

Além disso, a Colonoscopia também pode ser usada para realizar biópsias (retirada de pequenas amostras de tecido) ou para remover pólipos.

Colonoscopia: Preparo para o Exame

O preparo para a Colonoscopia é importante para que o médico possa ter uma visão clara do interior do intestino. O paciente deve seguir uma dieta específica nos 2-3 dias anteriores ao exame e tomar um laxante na véspera do exame para limpar completamente o intestino. 

Além disso, é importante informar o médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando, pois alguns podem afetar a imagem do intestino durante o exame.

Durante a Colonoscopia, o médico pode remover pequenos pedaços de tecido para serem analisados em laboratório (biópsia). 

Se for identificada uma área anormal, o médico pode realizar um procedimento chamado de polipectomia para remover o pedaço de tecido afetado. 

A Colonoscopia também permite que o médico visualize e trate outras condições, como pólipos (pedaços de tecido protuberantes), fissuras e estreitamentos.

Após a Colonoscopia, o paciente pode sentir-se sonolento devido ao sedativo utilizado durante o exame. É importante ter alguém para levá-lo para casa após o procedimento. O paciente também não deve dirigir por pelo menos 24 horas após a sedação.

Colonoscopia: Cuidados Pós-Exame

A Colonoscopia é um exame médico realizado para examinar o interior do cólon (intestino grosso). É um método eficaz para detectar precocemente tumores e pólipos no cólon. Após o exame, é importante seguir as instruções do médico para evitar complicações. 

Os cuidados pós-Colonoscopia incluem:

  • Repouso: É importante descansar após o exame. Siga as instruções do médico quanto ao tempo de repouso.
  • Dieta: Siga as instruções alimentares fornecidas pelo médico. É importante beber bastante líquido para evitar a desidratação. A dieta normal pode ser retomada gradualmente após o exame.
  • Atividade física: Evite atividades físicas intensas após o exame. Siga as instruções do médico quanto aos tipos de atividades que podem ser realizadas sem risco de complicações.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dr Eduardo Pacheco
Dr. Eduardo Pacheco
CRM 85944 | RQE 104591 - Cirurgia Geral | RQE 63154  - Cirurgia do Aparelho Digestivo
Sou graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), especialista em Cirurgia Geral pelo CBC (RQE 104591) e em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Oncologia Digestiva pelo CBCD (RQE 63154). 

Tenho mestrado e doutorado em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrosschevron-down