logotipo Dr Eduardo Pacheco
Agende sua consulta

Cirurgia de Gastrectomia

Sumário

A cirurgia de gastrectomia é um tratamento eficaz para o câncer gástrico e também pode ser usada para tratar outras condições, como a síndrome de dumping e a obesidade mórbida.

A cirurgia de gastrectomia pode fazer toda a diferença quando o objetivo é perder peso (gastroplastia). Ela é considerada uma das principais soluções para o excesso de peso e obesidade mórbida, pois atua diretamente no estômago, diminuindo sua capacidade. Com isso, a pessoa se sente saciada com menos comida e acaba ingerindo menos calorias ao longo do dia.

Além disso, a cirurgia também pode ser uma ótima opção para quem sofre de diabetes tipo 2. Isso porque ela ajuda a regular os níveis de insulina no organismo, fazendo com que a doença seja controlada e até mesmo revertida.

Portanto, se você está buscando uma solução para o excesso de peso ou para o diabetes tipo 2, saiba que a cirurgia de gastrectomia (gastroplastia E BYPASS)pode fazer toda a diferença!

Neste artigo você vai conferir:

  • Cirurgia de gastrectomia: O que é?
  • Doenças indicadas para a cirurgia;
  • Como funciona o procedimento?
  • Pós-operatório da cirurgia;
  • Cirurgia de gastrectomia: Importante saber!

Cirurgia de Gastrectomia: O que é?

Cirurgia de gastrectomia é o nome dado ao procedimento cirúrgico em que se remove uma parte do estômago OU A gastroplastia que preserva o estômago após sua secção, mas desvia o intestino em uma parte dele (bypass). quando necessário ser ressecado, a cirurgia pode ser total ou parcial, dependendo da quantidade do estômago que precisa ser removido. A cirurgia de gastrectomia é um procedimento médico complexo e só deve ser realizada por um cirurgião experiente.

Doenças Indicadas para a Cirurgia

A cirurgia de gastrectomia é um procedimento que pode ser indicado para diversas doenças. Algumas dessas doenças são:

  • Câncer de estômago: A gastrectomia pode ser indicada para o tratamento do câncer de estômago, seja para a retirada da parte afetada pelo tumor ou para a retirada total do estômago;
  • Síndrome de dumping: A gastrectomia também pode ser indicada no tratamento da síndrome de dumping, uma condição que ocorre quando os alimentos passam muito rapidamente pelo estômago e entram no intestino devido cirurgia gástrica anterior. 
  • Tratamento de úlceras gástricas.

Como Funciona o Procedimento?

A cirurgia de gastrectomia é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção do estômago. O procedimento pode ser feito de diversas formas, dependendo da extensão da remoção. 

A cirurgia pode ser parcial ou total, e pode ser feita de forma laparoscópica (usando incisões pequenas e um tubo com uma câmera) ou aberta (usando uma incisão maior).

Após a cirurgia, o estômago é reconectado às partes do intestino delgado e/ou grosso. Isso é chamado anastomose. A anastomose pode ser feita de diversas formas, dependendo da situação. Algumas pessoas podem precisar de um tubo para drenar o excesso de líquidos do estômago (drenagem nasogástrica).

A cirurgia de gastrectomia é um procedimento complexo e requer cuidados especiais após a alta hospitalar. As pessoas que se submetem a este procedimento geralmente têm que seguir uma dieta especial por vários meses após a cirurgia.

Pós-operatório da Cirurgia de Gastrectomia

Após a cirurgia de gastrectomia, o paciente pode ser que necessite de cuidados como:

  • Controle da dor: O paciente receberá analgésicos para aliviar a dor;
  • Sondas: Uma sonda nasogástrica será inserida no nariz do paciente e passará pelo estômago para drenar o excesso de líquido;
  • Dieta líquida: Inicialmente, o paciente poderá consumir apenas líquidos claros e, em seguida, progressivamente ir adicionando outros alimentos à dieta;
  • Curativos: Os curativos serão trocados regularmente para evitar infecções;
  • Fisioterapias: O paciente poderá fazer exercícios leves para ajudar na recuperação.

Cirurgia de Gastrectomia: Importante Saber!

Como dissemos, a cirurgia de gastrectomia é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção do estômago. O procedimento pode ser feito de várias maneiras, mas a mais comum é a remoção do estômago totalmente. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dr Eduardo Pacheco
Dr. Eduardo Pacheco
CRM 85944 | RQE 104591 - Cirurgia Geral | RQE 63154  - Cirurgia do Aparelho Digestivo
Sou graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), especialista em Cirurgia Geral pelo CBC (RQE 104591) e em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Oncologia Digestiva pelo CBCD (RQE 63154). 

Tenho mestrado e doutorado em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrosschevron-down