logotipo Dr Eduardo Pacheco
Agende sua consulta

Cirurgia de Vesícula Biliar

Sumário

A vesícula biliar é uma pequena bolsa que fica no lado direito do abdômen,aderida ao fígado. 

Ela armazena e concentra a bile  produzida pelo fígado e ajuda a digerir as gorduras e absorver vitaminas lipossolúveis . Quando há um problema na vesícula biliar, a bile pode se acumular e causar dor e outros sintomas como náusea, vômitos e até mesmo icterícia. A cirurgia de vesícula biliar ( colecistectomia) pode remover a vesícula e aliviar os sintomas.

Neste texto você vai conferir: 

  • Cirurgia de vesícula biliar: O que é?
  • Doenças indicadas para a cirurgia;
  • Como funciona o procedimento;
  • Pós-operatório da cirurgia de vesícula biliar;
  • Importante saber.

Cirurgia de Vesícula Biliar: O que é?

A cirurgia de vesícula biliar, também conhecida como colecistectomia, é um procedimento cirúrgico para remover a vesícula biliar. A vesícula biliar é uma pequena bolsa em forma de pêra que fica no lado direito do abdômen, aderida embaixo do fígado. Ela armazena bile, um líquido produzido pelo fígado que ajuda a digerir gorduras e absorver vitaminas.

A cirurgia de vesícula biliar costuma ser feita por meio de uma incisão no lado direito do abdômen, chamada incisão subcostal lateral direita (ILD). 

No entanto, outras técnicas mais minimamente invasivas, como laparoscopia ou colecistectomia por videolaparoscopia, também podem ser usadas. Após a remoção da vesícula, o ducto seccionado e a artéria são ligados ou clipados.  

Doenças Indicadas para a Cirurgia

A cirurgia de vesícula biliar é um procedimento que pode ser indicado para o tratamento de diversas doenças, entre elas:

  • Cálculos Biliares: São pedras que se formam na vesícula biliar e podem causar dor e inflamação. A cirurgia é a melhor forma de tratamento.
  • Câncer de Vesícula Biliar: A remoção da vesícula é o tratamento mais eficaz para o câncer da vesícula biliar, associada a ressecção de parte do fígado.

A cirurgia é indicada para tratar essas doenças e pode ser realizada de diversas formas, dependendo da doença e da gravidade dos sintomas.

Pós-operatório da Cirurgia de Vesícula Biliar

Após a cirurgia de vesícula biliar, o paciente pode ter alta no mesmo dia mas, geralmente permanece no hospital por 1 ou até mesmo mais de  2 dias se for de urgência por infecção. 

A alimentação é permitida imediatamente após a cirurgia.

Como qualquer pós operatório, o exercício e esforço físico deve ser limitado nas primeiras 2 semanas após a cirurgia. Após 8 semanas, o paciente pode retomar uma atividade normal.

Cirurgia de Vesícula Biliar: Importante Saber!

A cirurgia de vesícula biliar é um procedimento comum que pode ser realizado para tratar problemas relacionados à vesícula biliar. Como dissemos, a vesícula biliar é uma pequena bolsa que fica no lado direito do abdômen e armazena bile, que é produzida pelo fígado. 

A bile ajuda a digerir gorduras nas refeições. Se a vesícula biliar estiver doente ou se estiver causando problemas, pode ser necessária uma cirurgia para removê-la.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Dr Eduardo Pacheco
Dr. Eduardo Pacheco
CRM 85944 | RQE 104591 - Cirurgia Geral | RQE 63154  - Cirurgia do Aparelho Digestivo
Sou graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), especialista em Cirurgia Geral pelo CBC (RQE 104591) e em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Oncologia Digestiva pelo CBCD (RQE 63154). 

Tenho mestrado e doutorado em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrosschevron-down