O exame de Fibroscan pode ser muito útil quando o médico precisa diagnosticar a presença de doenças no fígado. Ele é um exame não invasivo que utiliza ondas de ultrassom para medir a quantidade de colágeno presente no fígado.
O colágeno é uma proteína que está presente nas células do fígado e é responsável por sua elasticidade. Quando há doenças no fígado, como a cirrose, o colágeno se acumula e o fígado fica mais rígido.
O exame de Fibroscan pode ser realizado em qualquer idade e é um exame seguro. Continue a leitura e saiba mais abaixo!
Neste artigo você vai conferir:
O Fibroscan é um exame médico não invasivo que avalia a quantidade de tecido fibroso no fígado. É realizado através da aplicação de um gel na superfície do abdômen e o uso de um transdutor, que emitirá ondas de som para medir a densidade do tecido.
Ou seja, o Fibroscan é um exame que visa avaliar a densidade do fígado. É um método seguro e eficaz para o diagnóstico da doença hepática.
O Fibroscan é indicado para avaliar o grau de fibrose hepática, geralmente secundária a doença hepáticas crônicas que provocam inflamação nas células do fígado e levam a fibrose cronicamente. A fibrose hepática pode ser causada por vários fatores, como o consumo excessivo de álcool, o vírus da hepatite C e o vírus da hepatite B.
O exame também é indicado para monitorar a evolução da doença e avaliar a resposta ao tratamento. Para realizar o exame, o paciente deve estar em jejum e não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 48 horas.
O procedimento é indolor, rápido e seguro.
Antes de realizar o exame, o médico irá solicitar que você evite alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas por 24 horas. Além disso, você deve estar em jejum por 4 horas antes da realização do Fibroscan.
Você também pode ser solicitado a tomar um laxante para facilitar a visualização do fígado. Após o exame, você pode retomar sua rotina normal imediatamente. Não há cuidados especiais pós-Fibroscan.
Os cuidados pós-exame de Fibroscan são bastante simples, por ser um exame não invasivo e geralmente utiliza-se um jejum leve, não há tantas orientações pós procedimento apenas hidração e retorno às atividades