Eu me formei em medicina, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP) e fiz a minha residência em Cirurgia Geral e cirurgia digestiva (gastroenterologia) em São Paulo. Mas decidi ir além e me subespecializei também em cirurgia do fígado, pâncreas e vias biliares, o que se tornou uma grande paixão em minha carreira.
Minha história começa em uma pequena cidade do interior de São Paulo, chamada São Joaquim da Barra. Foi ali que meus pais, pessoas simples e ligadas à agricultura e agronomia, se conheceram e formaram uma família com quatro filhos, sendo eu o mais novo deles.
Tive a oportunidade de viver uma infância simples, que me permitiu o contato com diferentes realidades sociais e culturais, um detalhe que fez a diferença para determinar a minha escolha pela medicina mais humanizada.
Nessa época, eu ainda não conhecia a área. Esse universo entrou em minha vida quando eu tinha 15 anos e ainda cursava o ensino médio. Precisei fazer uma cirurgia de cisto no joelho, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, medicina da cidade de Uberaba, e foi ali que eu tive meu primeiro contato mais próximo com a medicina.
Para mim, um jovem do interior de São Paulo, foi encantador ver de perto a dinâmica de um hospital. Profissionais vestidos com jalecos brancos, andando pelos corredores com um único objetivo: cuidar de pessoas como eu.
Foi nessa hora que decidi trilhar esse mesmo caminho, e assim aconteceu. Eu me formei em medicina, pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP) e fiz a minha residência em Cirurgia Geral e cirurgia digestiva (gastroenterologia) em São Paulo. Mas decidi ir além e me subespecializei também em cirurgia do fígado, pâncreas e vias biliares, o que se tornou uma grande paixão em minha carreira.
Ao terminar minha residência no final de 2000, já casado com minha querida esposa, Silvana, fui fazer um estágio de quase 4 meses em Nova Iorque, no hospital Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (MSCC), onde tive a oportunidade de conviver de perto e aprimorar com professores e cirurgiões renomados na área de cirurgia digestiva.
Também fui cirurgião do Grupo Integrado de Transplante de Fígado do Hospital das Clínicas da FMRP-USP entre os anos de 2004 e 2017.
Ao retornar para o Brasil, cursei meu mestrado e doutorado na USP de Ribeirão Preto, mas a minha história não parou por aí. Tive a oportunidade de iniciar na docência, e foi assim que encontrei mais uma paixão dentro da medicina.
Hoje, sou professor de cirurgia em um centro universitário de Ribeirão Preto e tenho a grande oportunidade de compartilhar o meu conhecimento e experiência com outras pessoas, ajudando na formação de novos médicos. Mas não apenas especialistas técnicos, são profissionais que exercem a medicina com um olhar voltado para o paciente, colocando dedicação e humanidade em cada um dos seus atendimentos para tratar a pessoa como um todo, respeitando a sua história e trajetória.
Além de uma carreira que considero sólida e gratificante, sou um homem realizado porque tenho a felicidade de ter ao meu lado minha família, construída junto com uma antiga amiga de infância, hoje minha esposa e companheira, além de mãe das minhas duas filhas. Além da alegria da paternidade, elas também me deram o grande orgulho de escolherem se dedicar à medicina como eu.
Ao longo da minha caminhada, fiz diversos cursos e especializações para exercer a medicina com cada vez mais excelência. Além da docência, continuo trabalhando como médico cirurgião no hospital São Francisco de Ribeirão Preto.
Minha missão é continuar exercendo a medicina de uma forma humanizada. Hoje, essa área é muito ampla e sofisticada, mas sigo acreditando que sua essência está na relação médico-paciente, no contato entre pessoas e no cuidado com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida delas. Assim, utilizo tecnologias e inovações para exercer a medicina em sua plenitude, complementando o meu trabalho para proporcionar um cuidado cada vez melhor e mais completo para cada paciente.